A locomotiva nº 800 foi construída pelos próprios ferroviários da Bahia e Minas, tornou-se a primeira locomotiva diesel a trafegar na ferrovia
Descrição
Possivelmente, o único material de tração nacional foi a locomotiva nº 800, construída em 1955, a partir do motor de um trator, fruto de um esforço coletivo dos ferroviários das Oficinas de Ladainha e do depósito de locomotivas sediado em Teófilo Otoni. Este ato pode ser considerado a primeira tentativa de dieselização da ferrovia, que contou com poucas máquinas de motores à combustão, já na fase final de sua existência. A iniciativa dos ferroviários em construir a 800 demonstra a capacidade inventiva e adaptativa dos operários da Bahia e Minas ante às limitações técnicas e financeiras da ferrovia que conseguiram transformar elementos aparentemente inservíveis, como rodeiros, chapas, chassis e o motor de um trator em um equipamento de tração. Assim como as outras locomotivas diesel-elétricas, a 800 foi traslada para as Oficinas de Divinópolis em 1966, onde foi empregada no pátio de manobras por um curto período e depois sucateada.