Museu Virtual do Vale do Mucuri

QUEM SOMOS?

Um dos grandes problemas culturais do Vale do Mucuri, região do nordeste de Minas Gerais, é a ausência de espaços museológicos. É fundamental para o resgate da cidadania e elevação da autoestima de um povo a valorização e preservação de sua cultura. Nesse aspecto, memória, pertencimento e identidade cultural estão interligados.

Identidade só se constrói a partir de uma relação dialógica, pela necessidade de se fazer reconhecer, tanto interna como externamente. Na busca de uma identidade regional, é importante entender que os critérios diferenciados são objetos de representações e/ou atos que têm como estratégias retratar para os outros o que pensar dos possuidores dessa identidade. A identidade cultural está ligada ao sentimento de pertencimento, local de origem e vínculo com grupos, relacionado a culturas étnicas, linguísticas, religiosas, regionais, nacionais, dentre outras. Em uma identidade deve haver três elementos fundamentais: a existência de uma fronteira de pertencimento ao grupo, uma continuidade temporal de valores e um sentimento de vários elementos que se unificam. É um fenômeno que faz referência ao outro e, concomitantemente, uma imagem de si. Enfim, é um ato que compartilha tanto uma visão, como uma divisão em comum, construindo ao mesmo tempo identidade e unidade, impondo percepções. Resgatar as origens dos que construíram o Vale do Mucuri é uma forma não apenas de preservar sua identidade cultural, mas também encontrar nesse processo mecanismos para o desenvolvimento da região.

Desse modo, entendemos que os museus físicos são espaços fundamentais. A existência do Museu Virtual Vale do Mucuri (MUVIM) tem o duplo papel de cobrir temporariamente essa lacuna, bem como pressionar a comunidade e o poder público para construção imediata de um museu regional. Atividades expositivas virtuais estão sendo amplamente adotadas nas mais diferentes circunstâncias. No caso específico do Vale do Mucuri, a exposição virtual vai atingir um amplo público e contribuir tanto para atividades do ensino básico e universitário, como para informações daqueles que estão fora dos bancos escolares e acadêmicos.

O MUVIM se propõe, nesse primeiro momento,  realizar três exposições permanentes e uma biblioteca com dissertações, teses, artigos e livros sobre o Vale do Mucuri. A primeira exposição é de fotografias, retiradas do acervo de Fany Moreira, pesquisadora e fotógrafa, que conta com vasto acervo regional. Inicialmente, as imagens se concentram  no centro de Teófilo Otoni. Posteriormente, serão ampliadas para outras localidades da cidade e dos municípios do Mucuri. Houve uma preocupação de resguardar os direitos autorais, justificando assim a exposição de imagens antigas datadas até os anos de 1950. As fotografias atuais têm o crédito de Valmer Batista. A segunda exposição relaciona-se com a cartografia do Vale do Mucuri. São mapas da região, do século XIX, organizados pelo professor Leônidas Conceição Barroso e a professora Mariana da Silva Ferreira. A terceira exposição contempla as obras de Albert Schirmer, artista nascido em Potsdam, cidade do leste da Alemanha e veio para o Brasil em 1856, onde morou em diversas regiões de Minas Gerais, fixando-se definitivamente em Teófilo Otoni em 1880. Viveu nessa cidade até seu falecimento, em 1924.

Missão

Ser um museu referência da história do Mucuri, considerando a memória elemento fundamental para o resgate da cidadania, elevação da autoestima de um povo, preservação de sua cultura e promoção do sentimento de pertencimento. Promover a reflexão e comunicação sobre a valorização da preservação do patrimônio histórico cultural do Vale do Mucuri, em diálogo com a memória regional, mediante imagens antigas e recentes.

• Gestão transparente e participativa;
  • Qualidade no emprego dos recursos tecnológicos;
  • Integridade e responsabilidade com as publicações;
  • Interação com a comunidade;
  • Inclusão de metodologia, mediante tecnologias, para o estudo da História do Vale do Mucuri;
  • Abordagem analítica da história do Mucuri, mediante acervos presentes no museu.

Equipe

O Museu Virtual Vale do Mucuri (MUVIM) se encontra  sob a responsabilidade do projeto de extensão da UFVJM “Conhecendo a história do Vale Mucuri” / “Conhecendo a história afromucuriense” e da diretoria da Associação Amigos do Museu Virtual de Teófilo Otoni e região, sendo composta atualmente por: Rivani Lopes Negreiros, presidenta; Valmer Batista, vice-presidente; Márcio Achtschin Santos, diretor-geral; Munira Molaib, diretora de comunicação; Sérgio Lana Morais, diretor operacional; Augusto de Morais Pinho, diretor de artes e Dalva Neumann Kaeim, secretária. As atividades técnicas e a divulgação são realizadas por Isabella Rodrigues de Sá, Igor Dias C. de Jesus e Pedro Veberling F. Terra.

Parceiros

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Instituto Federal Norte de Minas Gerais, Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais, Clube Libanês de Teófilo Otoni e Associação Cultural Descendentes Alemães em Teófilo Otoni.

Agradecimentos

Fany Moreira e Leônidas Conceição Barroso.

Logomarca

A escolha da pedra da Boca é uma unanimidade como símbolo do Vale do Mucuri. Sua beleza inigualável é contrastada na fotografia com a modernidade da rodovia. A logomarca representa, portanto, a presença da memória aliançada com a modernidade das redes sociais.

Imagens Antigas: Acervo de Fany Moreira;

Paisagens Atualizadas: Valmer Batista;